27 de março de 2007

Graffiti Research Lab........................

Graffiti research lab ou “graffiti electrónico”, é uma nova forma de fazer graffitis, isto é, através da projecção de imagem/luz e de um laser, podemos fazer graffitis em qualquer lugar sem estragar ou danificar os suportes.
Graffiti é uma forma de representação artística. É também uma forma das pessoas/artistas se expressarem, através do desenho, caricaturas, mensagens, críticas sociais, frases chave (por vezes provocantes, isto é, frases que chocam os receptores/pessoas). Através dos graffitis pode-se fazer publicidade, no entanto esta representação revela-se ilegal, porque os suportes que geralmente os graffiters usam, são espaços urbanos, tais como: paredes, edifícios, igrejas, etc…, contudo estes espaços são protegidos pela lei, porque são espaços onde é proibido pintar livremente. Graffiti é um “meio”, existe desde as antigas civilizações (Grécia), pois nestas alturas já se faziam inscrições nas paredes e até mesmo caricaturas. Assim podemos dizer que é uma forma de expressão que muda os espaços, porque intervêm neles. Por vezes os graffiters servem-se de temas ligados á sociedade, objectos, letras, palavras, pessoas, políticos, etc.
Esta forma de expressão é também considerada como arte, no entanto é uma arte em que cada vez mais se recorre para decorar, criar animação ou até mesmo transmitir mensagens subliminares. Hoje em dia devido ao fenómeno “Graffiti”, ter evoluído, é possível pintar/graffitar em espaços adequados, por vezes, através de encomendas, já apareceram trabalhos bastante conceituados e interessantes.
Graffiti são também uma expressão de “bombing” (graffiti rápido). Por vezes são encarados como stencil art, isto é, através de mascaras pode-se reproduzir várias vezes a mesma imagem/desenho.
Contudo, o mundo digital levantou uma questão de ética em relação á obra de arte, a obra de arte tem valor quando é original, as cópias não têm valor para alem de serem uma cópia do original e ao mesmo tempo representarem uma imagem idêntica. Os grafiitis não são só tinta e latas, existem outros meios que servem para criar esta forma de representação. Qualquer alteração de “meio” pode ser considerado graffiti.
O graffiti rechearch lab é uma espécie de graffiti electrónico, os seus actores recorrem á tecnologia, projectores de luz/imagem/vídeo, para fazerem graffitis, isto é, desenham desenhos electrónicos, visualmente muito interessantes, quando vistos á noite, nos edifícios, paredes, espaços. A novidade é que esta forma de representação/expressão não danifica nem deixa marcas nos suportes, pois é através da projecção de luz que se conseguem fazer estes graffitis.
Em suma, esta nova forma de graffiti, é sem duvida uma técnica recente e inovadora para fazer gráfitis. Existem inúmeras técnicas, por exemplo, uma espécie de mistura de stencil com electrónica, obtém-se quando os circuitos electrónicos se desenham na parede, onde a corrente eléctrica percorre a tinta, entre outras técnicas.
Nos vídeos seguintes podemos ver algumas técnicas e formas de fazer graffitis.






Sem comentários: