14 de maio de 2007

Sinalética para o CAEP...............

Pictogramas e Alguns exemplos de Maquetas
Directórios de Piso e Directório/sinalização Exterior
Directório Geral e simulação do Directório Geral

No âmbito de mais um trabalho académico fiz um projecto de sinalética para o CAEP (Centro de Artes e Espectáculos de Portalegre). Assim, para assinalar o espaço no exterior e as divisões mais relevantes do edifício no interior criei suportes, tais como: Pictogramas, Directorias de Piso, Directório geral e Directório exterior.
Ao conceber um projecto de este tipo temos de ter em conta muitos aspectos, (fazer um levantamento fotográfico do espaço, identificar lacunas, situações confusas que possam gerar má circulação das pessoas no interior, pensar a forma como a sinalização exterior do edifício se vai integrar com a sinalização existente, sinais de transito, por exemplo, entre outras questões relevantes para a concepção deste tipo de projectos), mas na minha opinião os aspectos mais relevantes são: o de poder simplificar imagens (criação de pictogramas), para que todas as pessoas consigam reconhecer/identificar/orientar, sem equívocos, dentro e fora dos edifícios; a escolha dos materiais, para que possa existir uma uniformidade entre as peças criadas e o espaço, particularmente no interior, pois no exterior, os directórios devem transparecer a linguagem visual do espaço/edifício; e sobretudo depois destes aspectos deve-se dar ao cliente algumas maquetas, estudos de cor, destas, catálogos de vários materiais, e de cores diferentes, etc ..., para que o cliente possa escolher ao seu gosto e se chegue a um acordo; entre outros aspectos significativos.
Portanto, o conceito deste projecto, visto que se trata de um espaço que surge de um fenómeno relativamente moderno, pois em tempos as pessoas não assistiam a espectáculos (ou os que assistiam pertenciam a classes sociais nobres, ainda assim não era com frequência que as pessoas iam aos espectáculos/eventos culturais), só desde os loucos anos 20 é que as pessoas começaram a sair para se divertirem, é assumidamente uma representação clássico-moderna.
Para a realização deste trabalho usei como ferramentas o Macromedia FreeHand MX (11), e para a simulação das peças nos espaços utilizei o Adobe Photoshop CS.

Em breve colocarei fotos do CAEP, para poderem melhor entender este projecto. Peço desde já desculpa.............

1 comentário:

Parrovski disse...

God is an Astronaut actuam aí nesse sítio dia a 20 de Outubro. Ve lá se dá para arranjar uma borla. Para conheceres o som vai ao meu blog.